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A Matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós (μαθηματικός): apreciador do conhecimento) é o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço.
Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na Física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática, por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns. Muitos matemáticos estudam as áreas que escolheram por razões estéticas – simplesmente porque eles acham que as estruturas investigadas são belas em si mesmas. Historicamente, as principais disciplinas dentro da matemática surgiram da necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medir terras e predizer eventos astronômicos. Estas três necessidades podem ser grosso modo relacionadas com as grandes subdivisões da matemática: o estudo das estruturas, o estudo dos espaços e o estudo das alterações.
É altamente provável que o ser humano desenvolveu competências matemáticas antes do surgimento da escrita. O primeiro objeto conhecido que atesta a habilidade de cálculo é dos Ishango, e data de 20.000 anos atrás. O desenvolvimento da matemática permeiou as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas: o comércio, o manejo de plantações, a medição de terra, a previsão de eventos astronômicos, e por vezes, a realização de rituais religiosos.
O estudo de estruturas matemáticas começa com a aritmética dos números naturais e segue com a extração de raízes quadradas e cúbicas, a resolução de algumas equações polinôminais de grau 2, a trigonometria e o cálculo das frações, entre outros tópicos.
Tais desenvolvimentos são creditados às civilizações acadiana, babilônica, egípcia, chinesa, ou ainda, àquelas do vale dos Indus. Na civilização grega, a matemática, influencida pelos trabalhos anteriores, e pelas especulações filosóficas, se tornaram mais abstratas. Dois ramos se distinguiram, a aritmética e a geometria. Além disto, formalizou-se as noções de demonstração e a definição axiomática dos objetos de estudo. Os Elementos de Euclides relatam uma parte dos conhecimentos geométricos na Grécia do século III a.d.
A civilização islâmica permitiu que a herança grega fosse conservada, e propiciou seu confronto com as descobertas chinesas e hindus, notadamente na questão da representação numérica [ref. necessária]. Os trabalhos matemáticos se desenvolveram consideravelmente tanto na trigonometria (introdução das funções trigonométricas), quanto na aritimética. Em seguida, desenvolveu-se a análise combinatória, a análise numérica e a álgebra de polinômios.
Durante a Renascença, uma parte dos textos árabes foram estudados e traduzidos para o latim. A pesquisa matemática, se concentrou então, na Europa. O cálculo algébrico se desenvolveu rapidamente com os trabalhos dos franceses Viète e René Descartes. Em seguida, Newton e Leibiniz descobriram a noção de cálculo infinitesimal e introduziram a noção de fluxor (vocábulo abandonado posteriormente). Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a matemática se desenvolveu fortemente com a introdução de novas estruturas abstratas, notadamente os grupos (graças aos trabalhos de Évariste Galois) sobre a resolubilidade de equações polinomiais, e os anéis definidos nos trabalhos de Richard Dedekind.
As regras que governam as operações aritméticas são as da Álgebra elementar e as propriedades mais profundas dos números inteiros são estudadas na teoria dos números. A investigação de métodos para resolver equações leva ao campo da Álgebra abstrata, que, entre outras coisas, estuda anéis e corpos – estruturas que generalizam as propriedades possuídas pelos números. O conceito de vetor, importante para a física, é generalizado no espaço vetorial e estudado na Álgebra linear, pertencendo aos dois ramos da estrutura e do espaço.
O estudo do espaço se originou com a Geometria, primeiro com a Geometria euclidiana e a Trigonometria; mais tarde foram generalizadas nas geometrias não-Euclidianas, as quais cumprem importante papel na formulação da teoria da relatividade. A teoria de Galois permitiu resolverem-se várias questões sobre construções geométricas com régua e compasso. A Geometria diferencial e a Geometria algébrica generalizam a geometria em diferentes direções: a Geometria diferencial enfatiza o conceito de sistemas de coordenadas, equilíbrio e direção, enquanto na Geometria algébrica os objetos geométricos são descritos como conjuntos de solução de equações polinomiais. A teoria dos grupos investiga o conceito de simetria de forma abstrata e fornece uma ligação entre os estudos do espaço e da estrutura. A topologia conecta o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade.
Entender e descrever as alterações em quantidades mensuráveis é o tema comum das ciências naturais e o cálculo foi desenvolvido como a ferramenta mais útil para fazer isto. A descrição da variação de valor de uma grandeza é obtida por meio do conceito de função. O campo das equações diferenciais fornece métodos para resolver problemas que envolvem relações entre uma grandeza e suas variações. Os números reais são usados para representar as quantidades contínuas e o estudo detalhado das suas propriedades e das propriedades de suas funções consiste na análise real, a qual foi generalizada para análise complexa, abrangendo os números complexos. A análise funcional trata de funções definidas em espaços de dimensões tipicamente infinitas, constituindo a base para a formulação da mecânica quântica, entre muitas outras coisas.
Para esclarecer e investigar os fundamentos da matemática, foram desenvolvidos os campos da teoria dos conjuntos, lógica matemática e teoria dos modelos.
Quando os computadores foram concebidos, várias questões teóricas levaram à elaboração das teorias da computabilidade, complexidade computacional, informação e informação algorítmica, as quais são investigadas na ciência da computação.
Uma teoria importante desenvolvida pelo ganhador do Prêmio Nobel, John Nash, é a Teoria dos jogos, que possui atualmente aplicações nos mais diversos campos, como no estudo de disputas comerciais.
Os computadores também contribuíram para o desenvolvimento da teoria do caos, que trata com o fato que muitos sistemas dinâmicos obedecem a leis que, na prática, tornam seu comportamento imprevisível. A teoria do caos tem relações estreitas com a geometria dos fractais, como o conjunto de Mandelbrot.
Um importante campo na matemática aplicada é a Estatística, que permite a descrição, análise e previsão de fenômenos aleatórios e é usada em todas as ciências. A análise numérica investiga os métodos para resolver numericamente e de forma eficiente vários problemas usando computadores e levando em conta os erros de arredondamento. A matemática discreta é o nome comum para estes campos da matemática úteis na ciência computacional.( Fonte:Wikipédia)
A Matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós (μαθηματικός): apreciador do conhecimento) é o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço.
Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na Física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática, por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns. Muitos matemáticos estudam as áreas que escolheram por razões estéticas – simplesmente porque eles acham que as estruturas investigadas são belas em si mesmas. Historicamente, as principais disciplinas dentro da matemática surgiram da necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medir terras e predizer eventos astronômicos. Estas três necessidades podem ser grosso modo relacionadas com as grandes subdivisões da matemática: o estudo das estruturas, o estudo dos espaços e o estudo das alterações.
É altamente provável que o ser humano desenvolveu competências matemáticas antes do surgimento da escrita. O primeiro objeto conhecido que atesta a habilidade de cálculo é dos Ishango, e data de 20.000 anos atrás. O desenvolvimento da matemática permeiou as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas: o comércio, o manejo de plantações, a medição de terra, a previsão de eventos astronômicos, e por vezes, a realização de rituais religiosos.
O estudo de estruturas matemáticas começa com a aritmética dos números naturais e segue com a extração de raízes quadradas e cúbicas, a resolução de algumas equações polinôminais de grau 2, a trigonometria e o cálculo das frações, entre outros tópicos.
Tais desenvolvimentos são creditados às civilizações acadiana, babilônica, egípcia, chinesa, ou ainda, àquelas do vale dos Indus. Na civilização grega, a matemática, influencida pelos trabalhos anteriores, e pelas especulações filosóficas, se tornaram mais abstratas. Dois ramos se distinguiram, a aritmética e a geometria. Além disto, formalizou-se as noções de demonstração e a definição axiomática dos objetos de estudo. Os Elementos de Euclides relatam uma parte dos conhecimentos geométricos na Grécia do século III a.d.
A civilização islâmica permitiu que a herança grega fosse conservada, e propiciou seu confronto com as descobertas chinesas e hindus, notadamente na questão da representação numérica [ref. necessária]. Os trabalhos matemáticos se desenvolveram consideravelmente tanto na trigonometria (introdução das funções trigonométricas), quanto na aritimética. Em seguida, desenvolveu-se a análise combinatória, a análise numérica e a álgebra de polinômios.
Durante a Renascença, uma parte dos textos árabes foram estudados e traduzidos para o latim. A pesquisa matemática, se concentrou então, na Europa. O cálculo algébrico se desenvolveu rapidamente com os trabalhos dos franceses Viète e René Descartes. Em seguida, Newton e Leibiniz descobriram a noção de cálculo infinitesimal e introduziram a noção de fluxor (vocábulo abandonado posteriormente). Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a matemática se desenvolveu fortemente com a introdução de novas estruturas abstratas, notadamente os grupos (graças aos trabalhos de Évariste Galois) sobre a resolubilidade de equações polinomiais, e os anéis definidos nos trabalhos de Richard Dedekind.
As regras que governam as operações aritméticas são as da Álgebra elementar e as propriedades mais profundas dos números inteiros são estudadas na teoria dos números. A investigação de métodos para resolver equações leva ao campo da Álgebra abstrata, que, entre outras coisas, estuda anéis e corpos – estruturas que generalizam as propriedades possuídas pelos números. O conceito de vetor, importante para a física, é generalizado no espaço vetorial e estudado na Álgebra linear, pertencendo aos dois ramos da estrutura e do espaço.
O estudo do espaço se originou com a Geometria, primeiro com a Geometria euclidiana e a Trigonometria; mais tarde foram generalizadas nas geometrias não-Euclidianas, as quais cumprem importante papel na formulação da teoria da relatividade. A teoria de Galois permitiu resolverem-se várias questões sobre construções geométricas com régua e compasso. A Geometria diferencial e a Geometria algébrica generalizam a geometria em diferentes direções: a Geometria diferencial enfatiza o conceito de sistemas de coordenadas, equilíbrio e direção, enquanto na Geometria algébrica os objetos geométricos são descritos como conjuntos de solução de equações polinomiais. A teoria dos grupos investiga o conceito de simetria de forma abstrata e fornece uma ligação entre os estudos do espaço e da estrutura. A topologia conecta o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade.
Entender e descrever as alterações em quantidades mensuráveis é o tema comum das ciências naturais e o cálculo foi desenvolvido como a ferramenta mais útil para fazer isto. A descrição da variação de valor de uma grandeza é obtida por meio do conceito de função. O campo das equações diferenciais fornece métodos para resolver problemas que envolvem relações entre uma grandeza e suas variações. Os números reais são usados para representar as quantidades contínuas e o estudo detalhado das suas propriedades e das propriedades de suas funções consiste na análise real, a qual foi generalizada para análise complexa, abrangendo os números complexos. A análise funcional trata de funções definidas em espaços de dimensões tipicamente infinitas, constituindo a base para a formulação da mecânica quântica, entre muitas outras coisas.
Para esclarecer e investigar os fundamentos da matemática, foram desenvolvidos os campos da teoria dos conjuntos, lógica matemática e teoria dos modelos.
Quando os computadores foram concebidos, várias questões teóricas levaram à elaboração das teorias da computabilidade, complexidade computacional, informação e informação algorítmica, as quais são investigadas na ciência da computação.
Uma teoria importante desenvolvida pelo ganhador do Prêmio Nobel, John Nash, é a Teoria dos jogos, que possui atualmente aplicações nos mais diversos campos, como no estudo de disputas comerciais.
Os computadores também contribuíram para o desenvolvimento da teoria do caos, que trata com o fato que muitos sistemas dinâmicos obedecem a leis que, na prática, tornam seu comportamento imprevisível. A teoria do caos tem relações estreitas com a geometria dos fractais, como o conjunto de Mandelbrot.
Um importante campo na matemática aplicada é a Estatística, que permite a descrição, análise e previsão de fenômenos aleatórios e é usada em todas as ciências. A análise numérica investiga os métodos para resolver numericamente e de forma eficiente vários problemas usando computadores e levando em conta os erros de arredondamento. A matemática discreta é o nome comum para estes campos da matemática úteis na ciência computacional.( Fonte:Wikipédia)
16 comentários:
A história da matemática é muito interresante.Por isso devemos levar a matemática um pouco mais a serio,pois ela é também fundamental para o nosso futuro...
caroline 1 ano A diz:respostas
1=a)48cm²
b)38,5cm²
c)91cm²
d)150cm²
e)12cm²
2= 93cm²
3= 25cm²
4= 24cm
5= a)74m
b)48m
A Historia da matemática nos traz conheçimentos ñ so pra mim + para o mundo todo.
Nós achamos que esse texto fala da escrita antiga, a historia da matematica, impotancia desde dos Indus até hoje.
Fala tambem como era usada a matematica nos comercios, medir terra etc.Com a matematica surgiu varios outros campos de estudos tais como:Geometria, Física etc.
Componentes:
Ernack, Diogo, Matheus, Romulo, Dariel, Marcelo Silva.
NA NOSSA OPINIÃO,A MATEMÁTICA É MUITO IMPORTANTE DESDE OS TEMPOS ANTIGOS.O QUE NÓS OBSERVAMOS É QUE JÁ SE USAVAM A MATEMÁTICA NA PLANTAÇÃO NA COLHEITA EM TUDO SENDO ASSIM A MATEMÁTICA É FUNDAMENTAL EM TUDO,NO NOSSO DIA A DIA!
nós concluimos que a matemática do grego mathema;ciencias, conhecimento, aprendizagem.É o estudo de quantidade, estrutura, mudanças e espaço. O estudo de estruturas da matematica começa com a aritmetica dos numeros e segue com raizes quadradas e cubicas.
a matematica tem vários ramos ou divisoes, sendo os principais algebras,geometria aritmetico estaticos e medidas. Um importante campo na matemática aplicada é a Etatistica, que permite a descrição análise e previsão de fenômemos aleatórios.
A matematica é o estudo de padrões de quantidade, estrutura mudanças e espaço.As estruturas específicas geralmente têm a sua origem nas ciências naturais, mas comumente na Física, mas os matemáticos e investigam estruturas investigadas são belas em si mesmas.
O desenvolvimento da matematica permeiou as primeiras civilizações, e tornou possivel o desenvolvimento de aplicações concretas: o comercio, o manejo de plantações, a medição da terra, a previsao de eventos astronômicos.
Na civilização grega, a matemática, influenciada pelos trabalhos anteriores, e pelas especulações filosóficas, se tornaram mais abstratas.
Os trabalhos matemáticos se desenvolvem consideralvemente tanto na aritmética quanto na trigometria.
A matemática (do grego máthema: ciência, conhecimento, aprendizagem; mathematikos)
A matemática apreciador do conhecimento é o estudo de padrões de quantidade, estrutura mudanças e espaços.
Na matemática tem três necessidades pode ser grosso modo relacionada como grandes subdivisões: o estudo das estruturas, o estudo dos espaços e o estudo das alterações.
Com os estudos da matemática o desenvolvimento premiou as civilizações e tornou possível para o comércio tipo de eventos astrônomos.
Os estudos das estruturas matemática se refere-se com os números naturais e segue com as extrações da raízes quadras e cúbicas, e também das frações.
Em seguida depoisa das civilizações desenvolveu-se a análise combinatórias, a análise numérica e a algébra de polinôminos
um matematico apreciador do conhecimento da ciencia, aprendizagem Mathema o mathematikós
Uábnua.
historicamente as principais disciplina dentro da matematica surgiram calculos no comercio ,medir terras e predizer eventos astrômicos .Estas três nessecidades de se efetuar calculos no comercio e outros podem ser grosso de modo relacionando com as grandes divisões da matematica ,o estudo das estruturas alteradas.
O desenvolvimento da matemática as primeiras civilizações ,e tornou possivel o desenvolvimento de aplicações completas o comercio o planejo de aplicações ,as medições de terras ,e previsão de assuntos astronomicos ,e por veses as realizações de rituais religiosos
Os trabalhos matematicos se desenvolveram considderavelmente,tanto na trigonometria quanto na aritimetrica em seguida desenvouveu-se consideravelmente tanto na trigonometria aritimetrica em seguida desenvolveu-se a analise combinatoria a analize nubrica e a algebrica de polinomios.
A matemática tem por sua parte estruturas específicas geralmente nas ciências naturais, as principais disciplinas dentro da matemática surgiram da necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medir terras e predizer eventos astronômicos, o ser humano desenvolveu a matemática atraves da escrita, o primeiro objeto que atesta a habilidade de cálculo é dos Ishango e data de 20.000 anos atrás.
O desenvolvimento da matemática tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas: O comércio, o manejo de plantações, a medição de terras, a previsao e eventos astronõmicos, e por vezes a realização de rituais religiosos.
As estruturas matemáticas começa com a aritmetica dos numeros naturais e segue com a extração de raízes quadradase cúbicas, alguns desenvolvimentos recebidos as civilizações acadianas, babilônicas, egípcia, chinesa, ou ainda dos Indús. Os trabalhos matemáticos se desenvolveram consideravelmente tanto na trigonometria, quanto na aritmetica. Algumas partes dos árabes foram estudadas e traduzidos para o latim
A história da Matemática
Começou no século xx a.c. foi inventado a matemática pelo o povo da grecia.
Eles começaram por medir terras, o preço do comercio, a querer saber mais sobre números,eles começaram a chamar seus estudos de matemática.
Na Matemática pude entender um pouco de tudo,pois é através dela é que podemos usar os números em quase tudo que precisamos.
A Matemática é uma fonte principal da Geométria,ela contém tudo que nós alunos precisamos para aumentar nosso conhecimento.
A história da Matemática
Começou no século xx a.c. foi inventado a matemática pelo o povo da grecia.
Eles começaram por medir terras, o preço do comercio, a querer saber mais sobre números,eles começaram a chamar seus estudos de matemática.
Na Matemática pude entender um pouco de tudo,pois é através dela é que podemos usar os números em quase tudo que precisamos.
A Matemática é uma fonte principal da Geométria,ela contém tudo que nós alunos precisamos para aumentar nosso conhecimento.
A matemática
nós entendemos que a matematica ela ja existia ha muito tempo quando a humanidade deu seus primeiros passos de vida. O primeiro homem a existir o Austalopthecus, ele, já escrevia números em suas cavernas, tabuletas etc.
Com o tempo a matemática começou a evoluir, com a invenção de calculadoras, notebook, computadores, com números bem diferentes do que já existia há muito tempo. Até hoje existe números de todo jeito, grego, romano e outros mais.
Tudo ficou diferente com o avanço da tecnologia.
A matemática é fundamental em nossas vidas. Ela está presente emtudo o que fazemos, diretamente ou indiretamente. É uma matéria rica em dimensões e por isso necessita de muita compreensão e raciocínio para ser trabalhada.
A historia da matematica é muito bom .Por que nos revela um pouco da seus enigna.E é muito bom para nos por que nos leva a te mais conhecimento no mundo dos matematicos...
A historia da matematica nos revela uma quantidade de sabedoria que nos nao sabemos e hoje atraves deste texto estou sabendo...
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