quarta-feira, 11 de março de 2009

Caros Alunos,
Essa proposta foi elaborada pensando em cada um de vocês.
Não só par o seu crescimento intelectual como para o seu crescimento como pessoa.
Acreditamos que a escola, junto aos professores pode ajudar vocês a terem uma vida feliz.
Leia a proposta da sua série , participe, acompanhe o seu professor.
Dê sugestões, aprenda a participar da sua vida na escola.
A minha função na escola é atender os seus interesses.
Desejo a vocês um 2009 rico de crescimentos e alegrias.
Pró Deborha

PROPOSTA ANUAL DE MATEMÁTICA- 2009 / SÉRIES: 7ª E 8ª.

JUSTIFICATIVA

Partindo do pressuposto de que a escola, o aluno e principalmente o professor, devem estar preparados para as exigências do mundo real, a presente proposta vem trabalhar a necessidade de tornar a matemática e a geometria uma realidade, através de atividades desafiadoras e instigantes, que busquem o prazer pela disciplina e o desejo de conhecê-la como ferramenta de aquisição de novos conhecimentos. Considerando, porém, a resolução de problemas como eixo norteador, atribuindo, assim significado ao conhecimento. Embasando-se para isso na prática da leitura, em situações problematizadoras, na história da matemática, no tratamento da informação e na utilização de jogos.

OBJETIVOS
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos e contribuir para a integração do aluno na sociedade;
Analisar e estabelecer relações entre o conhecimento científico adquirido e os problemas do dia-a-dia, buscando soluções práticas;
Desenvolver no aluno hábitos de estudo, precisão, organização, concisão, perseverança, cooperação, responsabilidade, crítica e uso correto da linguagem.
Desenvolver no aluno a capacidade de abstrai, generalizar, deduzir, provar e avaliar.
Desenvolver o raciocínio lógico e o nível cultural, possibilitando ao aluno um aprendizado mais rápido em qualquer outra disciplina.

METODOLOGIAS
Pesquisa
Exercícios
Leitura e produção textual
Utilização de jogos
Projetos
Gincana
História da Matemática

RECURSOS
Computador
Calculadora
Dvds
Livros

AVALIAÇÃO
A avaliação se realizará diariamente de forma processual, visando uma melhor forma de ver o crescimento cognitivo e pessoal do aluno, a partir de critérios baseados na objetividade e praticidade: através da participação, assiduidade, criatividade, organização, responsabilidade, cooperação, atividades escritas e orais, individuais e em grupo.



DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
7ª SÉRIE


I unidade

Raiz quadrada exata e aproximada de um número racional
Conjuntos numéricos
Números reais
Números Irracionais

II unidade

Introdução ao cálculo algébrico
Uso das letras para representar números
Expressões algébricas
Valor numérico das expressões algébricas

III unidade

Estudo dos polinômios
Monômios
Produtos Notáveis
Fatoração
Frações algébricas

IV unidade

Equação de1º grau com uma incógnita
Sistema de equação do 1º grau com duas incógnitas.


DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
8ª SÉRIE

I unidade

Potenciação
Potência com expoente negativo
Propriedades das potências
Notação científica

II unidade

Radicais
Propriedades dos radicais
Simplificação de radicais
Redução e Introdução de fator no radical
Comparação de radicais
Operações com radicais

III unidade

Equação do 2º grau


IV unidade

Sistema de Coordenadas
Função do 1º grau-Introdução
Função do 2º grau-Introdução





PROPOSTA ANUAL DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO - 2009


JUSTIFICATIVA

Ao longo do ensino médio os alunos devem adquirir além de competências e habilidades em relação à leitura e à representação por meio da linguagem matemática, devem preparar-se para a vida profissional, quanto para o enfrentamento de exames e concursos diversos. Para isso devem ser capazes de interpretar e expressar (verbal e textualmente) os fenômenos naturais e, físicos e socioeconômicos e aplica-los na realidade.
Embasada nas propostas do SAEB e nos Parâmetros Curriculares Nacionais esta proposta destaca três aspectos básicos para esse trabalho: comunicação e representação; investigação e resolução e contextualização sociocultural.

OBJETIVOS
Compreender e atuar no mundo
Compreender o mundo como ferramenta para solucionar problemas
Utilizar-se da matemática como linguagem precisa que permite argumentação clara, precisa e universal.
Utilizar de forma prática a matemática como ferramenta integradora e interdisciplinar.
Utilizar-se da tecnologia aliada a matemática como fonte de transformação, informação e desenvolvimento integral.

METODOLOGIAS
· Leitura e interpretação de textos
· Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
· Construir gráficos e tabelas
· História da Matemática
· Resolução de problemas
· Diversas tecnologias
· Projetos interdisciplinares e pesquisas
· Atividades individuais e em grupo

RECURSOS

Calculadoras e computadores
Jogos
Dvds, livros
Retoprojetor


AVALIAÇÃO

Objetivos da avaliação para esta proposta:

· Qualificar o produto final
· Utilizar o erro como ferramenta de acerto
· Não apenas atribuir notas, mas acompanhar o processo de crescimento do aluno.
· Pontuação, registro de procedimentos.
· Utilizar-se de feedbacks
· Replanejar ações caso necessário
· Auto-avaliação

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 1ºANO


I unidade

Conjuntos

II unidade

Funções

III unidade

Funções polinomiais

IV unidade

Trigonometria no círculo





Nenhum comentário: