quinta-feira, 15 de maio de 2008

ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

1ª ATIVIDADE: Elaboração de Orçamento Familiar

Conteúdos a serem trabalhados: Porcentagem e Gráficos

Objetivos da atividade: Aplicar cálculos de porcentagens na resolução, pesquisar e interpretar situações cotidianas, científicas e socias; por meio de cálculos do valor de descontos, acréscimos, multas, taxas, etc.

Habilidades trabalhadas: Interpretar uma porcentagem, dar significado a ela e representá-la; calcular porcentagens mentalmente e através de técnicas e processos diversos; usar a calculadora adequadamente para calcular porcentagens; resolver problemas e situações envolvendo porcentagens.

Seqüência Didática da Atividade:

Escolha uma família de quatro pessoas que tenha renda entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.
Pesquise o perfil dessa família, fazendo as seguintes perguntas:
Quantas pessoas trabalham?
Como é composta a renda familiar?
Como moram: aluguel ou casa própria?
Onde e como se alimentam?
Como se divertem?
Estudam? A escola é pública ou particular?
Usam que tipo de transporte?
Compram roupas com freqüência?
Quais os serviços utilizam: luz, água, telefone?
Utilizam assistência médica particular ou pública?
E mais as que você achar necessária para caracterizar a família.
A partir da pesquisa defina quais os setores que compõem o orçamento dessa família: saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc.
Determine quanto se gasta em média por mês em cada setor.
Calcule qual porcentagem cada setor representa na renda mensal da família.
Faça o gráfico de barras com as porcentagens destinadas a cada setor, para ter uma visão mais clara da distribuição do salário.
Analise o gráfico e faça um relatório, dando sugestões de como essa família pode administrar melhor sua renda: onde é preciso economizar, onde é possível gastar um pouco mais e assim por diante.
Aproveite as idéias levantadas para fazer seu orçamento pessoal ou da família.
O trabalho deve ser apresentado para a classe e discutido com os colegas. Debatam questões como:
1. È importante saber elaborar um orçamento familiar?Sua família tem esse hábito?
2. Partindo dos dados da pesquisa, qual o valor mínimo necessário para que uma família de quatro pessoas possa viver em condições dignas?
3. Esse valor depende da região do país onde vive essa família?
4. A faixa de renda escolhida inclui uma porcentagem significativa das famílias brasileiras?
5. Como é a distribuição de renda em nosso país? Ela é justa? Existem perspectivas de melhora?
6. A prática de políticas mais eficientes na área de saúde e da habitação, de modo que mais famílias possam vir a ter imóvel próprio e assistência médica gratuita, proporcionará uma melhor qualidade de vida à população?
7. Que contribuição esta atividade trouxe para sua vida pessoal?

2ª ATIVIDADE: Grandezas variam?

Conteúdos a serem trabalhados: Função e Tabelas

Objetivos da atividade: Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida, compreendendo conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas para aplicá-las em diversas situações; representar e analisar qualitativamente dados quantitativos representados numa tabela.

Habilidades trabalhadas: Reconhecer as relações entre grandezas; traduzir essas relações por meio de representá-las por meio de tabelas e expressões algébricas; aplicar funções na resolução e interpretação de problemas de contexto científico e cotidiano; identificar funções.

Seqüência Didática da atividade:

Material: Copo de plástico descartável, alfinete, relógio e água.

Procedimento

Graduar um copo descartável em ml(mililitros).
Encher o copo com água até a marca desejada: 200 ml, por exemplo.
Fazer um furinho no fundo do copo com um alfinete, para que a água goteje pelo fundo.
Registrar o volume inicial do copo ao iniciar o gotejamento.
Numa tabela, registrar o volume da água no copo depois de 4 minutos, 8 minutos, 12 minutos e 16 minutos de gotejamento.
Avaliar a precisão das medidas e como isso afeta os resultados da atividade. Levantar outras possíveis variáveis que possam influenciar os resultados.
A partir da tabela, construir o gráfico cartesiano do volume de água em função do tempo de gotejamento.
Observar como variam essas grandezas e se é possível escrever a relação entre elas por meio de uma sentença matemática.
Elaborar relatório com as conclusões de cada aluno ou grupo de alunos.




9 comentários:

Anônimo disse...

As atividades são muito interessantes.

Cida disse...

Gostei muito das atividades.
Um abraço.

Rosenilde disse...

Parabésn! Gostei de tudo que li no seu blog, atividades interessantes e desafiadoras. Dessa forma dá para aprender matemática com prazer.

Anônimo disse...

A atividade foi muito interessante pois envolve toa a turma tornando um trabalho prazeroso

Anônimo disse...

Achei interessante as atividades explanadas.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A atividade 1 é bastante interessante pois observando a mesma percebe-se a preocupação em mediar a aula ela rompendo com a maneira pouco eficaz de tratar a disciplina. E, após a leitura da seqüência didática apresentada pode verificar a preocupação da docente de em vez de recorrer à teorização precoce, utiliza um instrumento para os discentes compreenderem o mundo e, os conteúdos trabalhados através de uma atividade de pesquisa/entrevista, onde os alunos irão realizar cálculos de Porcentagem e Gráficos, com bases em informação coletadas no dia-a-dia do entrevistado (que provavelmente deve ser algum conhecido ou, até mesmo a própria família). E desta forma a aula se torna dinâmica e atrativa.

Noelma disse...

As atividades são interessantes por contextualizar os conteúdos trabalhados e propiciar uma postura ativa dos educandos, levando-os buscar dados, elaborar hipóteses, verificar as conjecturas e analisá-las, além de estimular a leitura e a escrita.

Moreno disse...

Sua aula sobre pocentagem é ótima.parabens